domingo, 30 de março de 2014

A Expansão da Língua Portuguesa


   A Língua Portuguesa é uma das cinco mais faladas no mundo. Cerca de 180 milhões de indivíduos utilizam-na sendo a língua oficial, em pelo menos, um país de cada continente. São eles: República de Angola, República Federativa do Brasil, República de Cabo Verde, República da Guiné-Bissau, República de Moçambique, República Portuguesa, República Democrática de São Tomé, e Príncipe e República Democrática de Timor-Leste.
      Pertencente ao grupo das línguas românicas, a língua portuguesa teve sua origem no latim falado que se expandiu devido ao espírito de organização e poderio de Roma.
     No Brasil, foi imposta pelos colonizadores portugueses, embora houvesse, naquela época, outras línguas, das diversas tribos indígenas existentes e, em seguida, as múltiplas línguas africanas com achegada dos escravos. Também é devido a um processo de colonização que os outros países falam o nosso idioma e é este o único ponto em comum. Cada um deles tem seus costumes, sua cultura, suas crenças, etc.
    Embora sendo países distintos e distantes uns dos outros e apesar do  uso constante de outras línguas, dialetos e variantes linguísticas, a Língua Portuguesa tornou-se oficial nesses países devido ao poderio econômico e cultura mais avançada no país de origem.

Primeiro trabalho avaliativo apresentado à disciplina Língua Portuguesa do 1º Período do Curso de Letras - FAPAM - Professora Cristina Mara
Créditos: Muito bem!

                                                                                                                  Lécia Conceição de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário