domingo, 30 de março de 2014

RESENHA DE ARTIGO SOBRE CONCEITO DE ÉTICA


 Recomeço

            O autor, Peter Singer, observa que o pluralismo reserva um espaço para o resgate de um ideal estóico da dignidade moral em práticas da automodelação virtuosa encontradas em discursos eruditos e em leituras de autoajuda. Isso pode repercutir na formulação de uma verdadeira política pública de reversão de práticas imorais e antiéticas. Embora pareça impossível reverter o consumismo desenfreado, o sábio concilia elementos de autoeducação e autocontenção relevantes na hora de formular estratégias morais e políticas para o presente.
            O estudioso afirma que isso só é possível em pessoas hígidas mentalmente. Pode-se acrescentar: em pessoas sensíveis e de boa vontade, preocupadas com o destino do mundo. Porém, pretender que os jovens se interessem pelo assunto a ponto de realizarem mudanças é utópico, uma vez que a maioria deles ignora e despreza os valores éticos e morais. Para revigorar o ideal de dignidade humana, faz-se necessário que a humanidade lúcida restante apresente-o aos pequeninos, os únicos, realmente capazes, devido à virtude e probidades ainda intactas de proliferar em si mesmos e nos outros a cultura de uma vida mais ética, voltada ao bem de todos.
          Nesse sentido, é essencial operar nas crianças a formação do juízo crítico reflexivo, capaz de ajudá-las no discernimento entre o certo e o errado, o bem e o mal.
             Fica a pergunta sobre a viabilidade de um novo contrato social com finalidades éticas.
       Diante da realidade do mundo em que se constata a falta de ética em todas as dimensões do viver e fazer humanos, torna-se imprescindível um novo contrato social, visando aprimorar e desenvolver o sentido moral do comportamento e assim, influenciar a conduta humana. A formulação desse novo contrato, organizado e protagonizado por indivíduos hígidos mentalmente, deve ter a adesão de todos os segmentos da sociedade, inclusive o Estado na elaboração e cumprimento de leis mais justas e abrangentes a todos os cidadãos; as Instituições Religiosas, no sentido de colaborar na observância e disseminação dos princípios; os profissionais da Educação comprometidos com a verdadeira essência da profissão que é a de formar cidadãos plenos e capazes; e, principalmente, a família, que deve se encarregar de transmitir, e exemplificar, às crianças e jovens, todos os valores morais e éticos necessários para a sobrevivência  harmônica da Humanidade. Somente dessa forma seria viável um novo contrato com finalidades éticas, começando pela base, incutindo nos pequeninos o sentido primordial da ética: a universalidade do Bem.

Trabalho avaliativo apresentado à disciplina Ética do Curso de Letras - FAPAM -
Professor: Geová Nepomuceno
Créditos: Total, OK!


Lécia Conceição de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário