sábado, 3 de maio de 2014

Desmatamento



           
            O desmatamento no Brasil começou durante a colonização com a retirada descontrolada do pau-brasil. Os europeus ficaram entusiasmados com a cor vermelha da madeira que era usada  no tingimento de tecidos. Isso fez com que a árvore que dá nome ao nosso país quase entrasse em extinção, restando poucos exemplares nas matas. Outras madeiras consideradas nobres foram extintas ou quase isso. Muitas estão protegidas por leis, nos dias de hoje, embora haja descumprimento dessas leis e muito contrabando, principalmente na Região Norte.
            A Mata Atlântica se estendia por toda a costa brasileira por ocasião do descobrimento do país, sendo considerado um dos mais importantes conjuntos de ecossistemas do mundo e um dos mais ameaçados. Atualmente, da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5% de sua extensão original. Na região do Estado da Bahia, em meados do século passado foi grande a devastação para o cultivo de cacau. A maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura como a monocultura do café e da cana-de-açúcar.
            Em alguns lugares como o Rio Grande do Norte, onde quase não havia vestígios da mata, há, atualmente, uma preocupação em transformar áreas em Reserva Particular do Patrimônio Público (RPPN). Ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no Sudeste do Brasil. As poucas ilhas de floresta que restam não podem desaparecer, pois, a destruição da biodiversidade e o desmatamento eliminam de uma só vez grande contingente de espécies, muitas vezes desconhecidas.
            Porém, o maior problema causado pelo desmatamento é a escassez de água. Os mananciais, os rios dependem da floresta. Qualquer desequilíbrio afeta, naturalmente, todo o ecossistema provocando a seca. É o que acontece na Região Nordeste e iniciando, também, em outras regiões do país.
            Percebendo a necessidade de mudanças, muito estudiosos se esforçam em ações na tentativa de reverter esse processo. Diante de tudo disso, as autoridades  estão começando a se conscientizarem e por isso estão criando leis que protegem e incentivam o cuidado com nossas matas, uma vez que conter a destruição das florestas se tornou prioridade para todo o planeta.  

Os dados foram obtidos em leituras de diversos sítios eletrônicos.
Palavras-chave; desmatamento, Mata Atlântica, RPPN.

Trabalho avaliativo  apresentado à disciplina Língua Portuguesa do Curso de Letras
- FAPAM- Professora Cristina Mara
Créditos: Ótimo!

Lécia Freitas




Nenhum comentário:

Postar um comentário