domingo, 29 de junho de 2014

Análise

ÉTICA A NICÔMACO

            De acordo com o Livro II, pode-se considerar que Aristóteles fez um estudo acerca das ações humanas e uma classificação das virtudes Segundo o autor, a felicidade identifica-se com as virtudes e que essas são adquiridas em resultado do hábito. As virtudes não surgem em nós por natureza, mas as adquirimos pelo exercício. Assim, temos que estar atentos aos atos que praticamos, pois tornamo-nos justos ao praticarmos atos justos. O excesso, tanto quanto a deficiência, nas ações humanas são destrutivos e devem ser combatidos. A virtude é a mediana, o meio termo (dos atos) e deve ser buscado pelo indivíduo, não constituído isso tarefa fácil.
            Ao buscarmos elementos norteadores para a nossa conduta, como futuros professores, dentro da atual conjuntura da Educação, torna-se imprescindível a observância das medianas – as virtudes – no sentido de sermos justos, corretos, corajosos. E, assim, agirmos com temperança e sensibilidade na prática da profissão cujo objetivo é contribuir para a construção de um indivíduo pleno, parte de uma sociedade capaz e sólida.
Devemos, principalmente, infundir nos alunos, a busca e a prática das virtudes. Para isso devem formar uma razão autônoma. Aristóteles diz que somente nos tornamos educadores quando educamos com correção. As virtudes que adquirimos pelo exercício, podem ser desenvolvidas nos alunos através da educação.


                                                                                                                  Lécia Freitas

Trabalho avaliativo apresentado à disciplina  "Ética na Educação" do Curso de Letras da Faculdade de Pará de Minas. Professor Geová Nepomuceno Mota.

Créditos: 20, ótimo.

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