quinta-feira, 12 de junho de 2014

FICHAMENTO


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – 2000
O SENTIDO DO APRENDIZADO NA ÁREA



  • De acordo com as propostas dos PCNs as mudanças no sentido aprendizagem do ensino médio devem privilegiar a linguagem de uma forma multidisciplinar uma vez que somente através da linguagem verbal o individuo é capaz de representar, organizar e transmitir de forma específica o pensamento. Nas práticas sociais, ou seja, na interação verbal, o espaço de produção de sentido é simultâneo. É messe espaço social que acontece a cultura. No mundo de hoje onde o apelo informativo é imediato, a reflexão sobre a linguagem é uma garantia de participação na vida social.

  • A reflexão sobre a linguagem nos dias atuais deve se ater, também, ao contexto sociogeográfico e histórico do aluno. Nesse sentido, a norma padrão de linguagem deve ser entendida, também, como uma variedade linguística de determinado grupo social cuja representatividade é valorizada devido ao poder econômico e simbólico que autorizam sua legitimidade. A escola deve possibilitar ao aluno saber escolher e conservar as manifestações da linguagem na vida prática de acordo com seu interesse.

  • Na análise dos recursos expressivos da linguagem, o texto teatral, os poemas de diferentes épocas apresentam especificidades próprias que possibilitam relacionar os contextos de produção e as escolhas estilísticas assinaladas de acordo com os discursos da época. É importante que o aluno saiba analisar essas especificidades e perceba o que elas têm em comum num sentido social.

  • Sobre os diversos tipos de linguagem as teorias se tornaram paradigmas que deve ser discutidos no sentido de que o confronto de opiniões e pontos de vista fundamentos faz parte da necessidade de entendimento e superação dos “achismos”. Porém, o aluno deve estar preparado para aprender a gostar antes de manifestar suas escolhas individuais. Ao se apropriar do próprio discurso do outro e adquirir uma formação crítica.

  • A escola deve proporcionar ao aluno o conhecimento dos diversos tipos de linguagem e aqueles pertencentes a grupos sociais específicos menos institucionalizados. Embora possa haver uma comparação com outras línguas, inclusive as estrangeiras, o conhecimento das outras manifestações lingüísticas como uma interação social, vai levar o aluno à compreensão e respeito mútuo como meio de entender o presente e construir o devir.

  • O aluno deve compreender e saber utilizar as linguagens como diferentes formas de expressão no sentido de permitir a relação entre sujeitos de diferentes grupos sociais. Para isso ele deve aprender a se comunicar após uma análise reflexiva sobre o quê e o como, consciente de que a elaboração do texto que possibilita a comunicação será considerada dentro de uma rede de expectativas autorizadas.

  • O ensino da língua portuguesa em sala de aula não deve se ater na exclusividade do domínio da língua padrão uma vez que as relações linguísticas não são uniformes e marcam o poder simbólico dos seus protagonistas. Esse ensino deve se pautar no saber utilizar a língua em situações em que a competência comunicativa deve ser vista pela perspectiva do valor social e simbólico da atividade linguistica e dos outros discursos concorrentes.

  • A importância da aprendizagem da língua estrangeira se deve ao fato de que ela qualifica a compreensão das possibilidades de visão de mundo e de diferentes culturas, além de permitir o acesso à informação e à comunicação internacional necessárias para o desenvolvimento pleno do aluno no mundo atual.

  • Entender o princípio das novas tecnologias da comunicação e informação e sua influência no cotidiano. Essas tecnologias sempre estarão presentes e o desafio é saber usá-las no sentido de promover o desenvolvimento tecnológico do País, mas também desenvolver uma consciência crítica sobre as possibilidades de seu uso na solução de problemas pessoais, sociais ou políticos.

  • Sobre o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na vida do indivíduo, cabe à escola o esclarecimento das relações existentes, a indagação de suas fontes, a consciência de sua existência, o reconhecimento de suas possibilidades e a democratização de seus usos. Isso porque essas tecnologias não podem ser reduzidas a produtos de mercados, mas elas resultam de processos sociais e negociações que se tornaram concretas.

  • A informática como um tipo de linguagem deve fazer parte, também, do mundo escolar, contribuindo para a resolução de problemas do mundo atual. Ter acesso a todas as possibilidades que a tecnologia oferece é um direito social.
                                                                                                                                           Lécia Freitas

Trabalho avaliativo apresentado à disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Faculdade de Pará  de Minas. Professora Drª Ana Paula Ferreira.

Créditos: 05 - Excelente!



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