domingo, 29 de junho de 2014

FILOSOFIA

A TEORIA DO CONHECIMENTO

            Permite-se dizer que o conhecimento é uma relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o objeto conhecido. Isso resulta no produto do conhecimento que é o saber adquirido e acumulado. Embora ambos os aspectos sejam importantes, enfatiza-se o segundo ao atribuir à escola a tarefa de transmissão do conhecimento, descuidando-se das questões relativas a como acontece sua construção.
            A teoria do conhecimento é parte da filosofia que investiga as relações entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. A filosofia investiga, por exemplo, se ao apreendermos o real isso acontece vindo de nossas sensações ou se há uma idéia ou experiência anterior, o que é verdadeiro ou falso.
             A epistemologia, do termo episteme, ciência em grego, também chamada filosofia das ciências, adquiriu um sentido específico por examinar criticamente o conhecimento científico. Os filósofos da Antiguidade e da Idade Média, embora reconhecessem que podemos nos enganar, não colocaram em questão a realidade do mundo nem a capacidade de conhecê-la. A partir de Descartes, na Idade Moderna é que os filósofos passaram a ver a realidade como um problema a ser investigado, assim como a respeitos da origem do conhecimento bem como o critério da verdade.
            Dessas investigações derivam duas tendências: o racionalismo e o empirismo. Marcando o início da reflexão filosófica. O racionalismo, de Descartes, defende as ideias inatas e o empirismo de Locke e Hume valorizam a experiência no processo de conhecimento.
Dentro da teoria do conhecimento, Descartes encontra uma verdade indubitável. Toda dúvida passa a ser um método até chegar a uma verdade primeira, como a existência de um ser que duvida. E se duvida, pensa: “penso, logo existo”. A partir daí, o filósofo, intuitivamente, descobre clara e distintamente ideias gerais que não derivam da experiência, que já se encontram no espírito humano. São ideias inatas, verdadeiras, pois vêm da razão, a partir das quais podemos conhecer todo o resto. Surge o racionalismo. Pode-se dizer que se trata de um idealismo e um subjetivismo porque para ele a realidade se encontra em primeiro lugar no espírito, na razão, no sujeito e se apresenta na forma de ideias.

                                                                                                                           Lécia Freitas 
Trabalho avaliativo apresentado à disciplina Filosofia da Educação do Curso de Letras da Faculdade de Pará de Minas. Professor: Geová Nepomuceno Mota.
Créditos: Ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário