sexta-feira, 27 de junho de 2014

PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE O FILME “O ÓLEO DE LORENZO

No filme “O Óleo de Lorenzo”, as características do Conhecimento Científico são reconhecidas da seguinte forma:

  • Real – quando Lorenzo começa a criar problemas na escola e então os pais descobrem que ele tem uma doença rara. Portanto, os pais deparam com fatos.

  • Contingente – ao começar toda a experimentação com a dieta e também outros tipos de tratamento, como uma quimioterapia, na tentativa de curá-lo da doença. Sendo, então, comprovada pela experimentação a veracidade dos fatos.

  • Sistemático – quando os pais pesquisam sobre as gorduras, ordenando os conhecimentos, até conseguirem entender a questão da enzima, formando um sistema de ideias.

  • Verificável porque os pais encontram resistência dos cientistas em aceitar sua idéia por não ser comprovada cientificamente. Por não seguir um protocolo, não pertence ao âmbito da Ciência.

  • FalívelPor não ter um resultado definitivo. Foi necessário pesquisar o óleo novamente até conseguirem reduzir o nível de gordura no sangue de Lorenzo.

  • Aproximadamente exato – porque ainda não é definitivo. Na Ciência nada é definitivo. Com o passar do tempo, novas pesquisas, novos medicamentos e tipos de tratamento, talvez, possibilitem, melhores resultados para a cura da doença.

Lécia Freitas

Trabalho avaliativo apresentado à disciplina Pesquisa Educacional do Curso de Magistério. Professora Vanessa Barbosa

Créditos: Total, Excelente



Nenhum comentário:

Postar um comentário