terça-feira, 1 de julho de 2014

DIDÁTICA

           ANÁLISE DAS TRÊS DIDÁTICAS E DA SOCIEDADE NA QUAL ESTAVAM INSERIDAS

         Um ambiente conservador e rígido é a principal característica da Pedagogia Tradicional. Nela não há perguntas, o processo de ensino é todo ditado pelo professor e não há espaço para interações. E mais, o que é repassado, pelo mestre é uma verdade absoluta. Sem chances de apontamentos ou críticas. Assim era também a sociedade em que esta prática educacional vigorou. Tudo ainda era muito novo. 
      Recém independente, o país ainda não era uma nação. Precisava-se de alicerces fortes para fundamentar o que viria a ser o cidadão brasileiro. Porém, todo esse processo metódico e arcaico cedeu o lugar para que a Pedagogia da Escola Nova fosse instalada nos primeiros anos da República. Iniciada nos anos 30, essa perdurou até na metade dos anos 60. Toda aquela sombra no ambiente escolar se dissipou com as cores na parede. Ou seja, a escola tomou outro formato e o aluno passa a ser o foco, com voz e participação. Não mais o professor. O conteúdo estudado seria escolhido pelo  discente e o corpo docente apenas apontaria caminhos e sistematizando a busca pelo saber. 
           Outra característica dessa didática é o sentimento de patriotismo. Gerado, e fruto de uma sociedade que ainda buscava uma identidade, e por isso, um grande número de Revoltas Populares e Levantes ocorrem. Nessa época, também surge, com o boom industrial que o Brasil estava presenciando, a semente da Pedagogia Tecnicista. Instaurada, definitivamente, de 64 em diante, com os militares, essa prática pedagógica visa a mão de obra qualificada e técnica. O conteúdo passa ser mais importante que o aluno e o professor juntos. A possibilidade de erros se torna minimizada com repetições e exercícios técnicos. A luz das idéias e da criatividade é ofuscada por um governo ditatorial. Assim, como no modelo tradicional, não se admitia críticas, e pensamentos contrários à forma de governar eram punidos. A didática tecnicista transformou a sociedade brasileira em um rebanho. Sem voz, sem atitudes, por fim alienada.

                                                                                                                                     Alberto Freitas

Fórum apresentado à disciplina Didática,  do Curso de História, da Faculdade Unicesumar, por meu filho. 

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