quarta-feira, 30 de julho de 2014

Terra de Nosso Senhor! E de Liberdade...

"BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO, MEU MULATO INZONEIRO..."

            Gosto de afirmar que sou patriota! Sou mesmo, amo minha terra e tudo que é, genuinamente, daqui. Isso não quer dizer que não gosto das coisas de fora, da cultura de outros países. Gosto e respeito tudo! Ás vezes acho estranho, mas respeito.
            E sou católica, muito católica! Embora reconheça os erros cometidos pela Igreja, isso não tem nada a ver com minha fé. Também respeito todas as outras religiões e seus seguidores.
             Eu acredito que ser uma pessoa de bem, de caráter, independe da religião que se professa. Ou mesmo quando se é ateu. Como era o caso de Ariano Suassuna, tão aclamado, e, declaradamente, ateu, e mesmo assim falou  tão bem de Jesus Cristo e de Nossa Senhora, em O Auto da Compadecida.
            O Brasil tem um pé na Europa e um na África, e os dois na própria terra. Isso explica a diversidade! Mas, para mim, justamente essa mistura propiciou o jeito de ser de nossa gente. Por aqui temos gente da pior espécie. Sabemos disso. Mas, temos também muita gente boa. Brasileiro tem mania de falar mal de si próprio. Fala mal de tudo por aqui.
            Eu concordo que realmente, tem muita coisa ruim, muita coisa precisando de mudanças. Mas tudo que temos, fomos nós mesmos que criamos e permitimos.
            Eu costumo ouvir as pessoas dizendo que vão para o exterior onde há mais oportunidades. Pode ser! Porém essa situação também somos nós que criamos. Todas as verdades ou mentiras a respeito do Brasil, somos nós que aceitamos. E eu vejo muita gente que se realizou na vida sem roubar. Temos exemplos aqui mesmo, em Pará de Minas. Gente que trabalhou, em vez de ficar lamuriando e  se “deu bem na vida”.
O  que vejo é um Brasil como uma terra que acolhe qualquer um, de qualquer lugar do mundo. Aqui, nesta terra, as pessoas que vêm de outros lugares criam seu próprio país, ou um pedaço dele. Com sua cultura, seus costumes, suas danças, suas vestimentas típicas, suas comidas. E sua religião! Qual país tem esse acolhimento, essa liberdade como no Brasil?! Vai, qualquer um, ter esse comportamento, noutro lugar, lá fora, como aqui! Olha o que está acontecendo, no mundo por causa de religião!     Cada um achando que seu osso é maior e mais bonito! (Com todo respeito aos cães, que eu amo muito!)  Quantos morrem! E porque acham que a sua religião é a verdadeira, é a melhor! Já aqui, nesse país tupiniquim, desprezado até por seus filhos, e por aqueles que vieram para cá por diversos motivos e que se acham no direito de achincalhar, com o nosso jeito de ser, com a religião que bem ou mal,  foi a que os colonizadores, os escravos e os indígenas, nossos ancestrais,  nos deixaram, esses filhos de outras terras seguem a própria religião sem problema algum. Livres! Eu acho que isso é cuspir no prato que comem. Eu penso que quem está achando ruim, não está satisfeito, pode ir embora. O mundo é grande!

                                                                   Lécia Conceição de Freitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário