sábado, 17 de janeiro de 2015

Antropologia



Sobre Antropologia

          Antropologia é o estudo ou reflexão sobre o ser humano e suas criações (obras)  cuja finalidade é descrever o homem e analisá-lo em suas características biológicas e socioculturais, de acordo com os diferentes povos e etnias, etc., enfatizando as diferenças entre eles.
       A importância da Antropologia deve-se ao fato de que a partir do momento que nos conhecemos podemos compreender o outro e nos respeitarmos como iguais e diferentes, vivendo em paz, buscando o bem comum.
·                 A Antropologia é a ciência que procura compreender o homem e sua relação com a cultura.
·                      Seu objetivo é entender os muitos caminhos tomados por diferentes grupos humanos. Ela tenta conhecer suas diferenças e pensa o que elas têm em comum. Entender que o processo de formação de cultura das diferentes culturas é uma forma de compreender a nossa.
·             A Antropologia é um importante instrumento para a compreensão do ser humano e, portanto, é uma ferramenta fundamental para a atividade pedagógica.
·         Embora se deva tentar um ponto de vista o menos etnocêntrico possível, é sempre a partir de sua própria cultura que um indivíduo ou grupo percebe o outro.
·         Ser cidadão do mundo não implica o abandono das raízes culturais.
·                           A diferenciação faz parte do próprio processo de identificação cultural.
·                   O uso de certas expressões culturais, como tradições e símbolos, são formas de nos reconhecermos e de nos diferenciarmos dos outros grupos culturais.
·         Os elementos que compõem a identificação cultural não são fixos, porém mutantes.

De acordo com a Antropologia, cultura é o conjunto dos modos de vida criados e transmitidos de uma geração para outra entre os membros de determinada sociedade. Algo que abrange conhecimento, crenças, técnicas, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidades adquiridas igualmente pelos seres humanos.
Enquanto o animal permanece sempre o mesmo na sua essência, repetindo-se os mesmos gestos comuns à sua espécie, o homem muda as maneiras pelas quais vive, estabelecendo relações também mutáveis, que por sua vez alteram sua maneira de perceber, pensar, de sentir o  mundo.

A aprendizagem é fundamental para a vida humana porque sem ela não vivemos. A faculdade de aprender, a flexibilidade foram fatores preponderantes na evolução do homem. As lições que aprendemos são tantas e tão básicas que não nos reconhecemos propriamente humanos  sem eles
Através da cultura se conhece a História.
A História se fundamenta na cultura.
A História não é imóvel: precisamos retornar ao outro.

Etnocentrismo
O etnocentrismo se manifesta quando um povo acha que sua cultura, sua língua, seu costumes, etc., são os melhores e assim tenta se sobrepor aos demais, subjugando-os. Um dos problemas que ele traz é a aculturação de outros povos e até o extermínio, além de preconceito e racismo.
O Etnocentrismo é a perspectiva assumida pelo indivíduos que tornam a própria etnia  como verdadeira e superior, desmerecendo qualquer outra que possa existir. Ela apresenta obstáculos à compreensão das outras culturas e da nossa própria gerando o egoísmo e preconceito



Nenhum comentário:

Postar um comentário