quinta-feira, 30 de abril de 2015

A Bolsa Amarela


Título: A bolsa amarela
Autor(a): Lygia Bojunga
Editora: Cia das letras
Número de páginas:140

Editora: Skoob
Ano: 1998

RESENHA

A Bolsa Amarela é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) – a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio “criança não tem vontade” – essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.


A Bolsa Amarela é um livro da brasileira Lygia Bojunga, que demonstra que os livros infantis são ótimos também para adultos.Este é aquele tipo lindo de filme que trás ensinamentos e lições de vida tanto para crianças de 8 como para crianças de 80 anos. Quem narra a historia é Raquel, uma garota que tem três grandes desejos: Ser escritora, ser menino e ser adulta. Esses desejos são tão grandes que ela acaba tendo de arrumar um lugar para esconde-los e assim surge a bolsa amarela, em que ela esconde desde seus desejos até mesmo um Afonso, um galo saido de uma história escrita por ela mesma. Volta e meia os desejos acabam ficando maiores e por isso ela passa por maus bocados no decorrer do livro.
Ao se analisar o contexto em que a literatura infanto-juvenil se desenvolveu, percebe-se que nele a função pedagógica sempre esteve muito presente. A ação educativa do livro destacou-se, carregando consigo a função de dirigir e orientar a criança, quase sempre sem a possibilidade de decidir e escolher o que ler. No Brasil, a partir de 1970, houve uma produção de livros para as crianças e para os jovens, voltada para questionamentos dos valores sobre os quais estava assentada a sociedade. Assim, formou-se uma literatura inquieta que focava as relações entre a criança e o mundo em que ela vivia. Dentre os autores dessa época, Lygia Bojunga Nunes, apreciada pela sua originalidade de temas e pela capacidade de criar personagens que derrubam tais valores burgueses, carregados de preconceitos e tabus. Não só pelos temas que aborda – a morte, o suicídio, a família – Lygia Bojunga também se destaca pela originalidade com que explora as variações de uso da língua, conforme exemplificado no segundo capítulo. Com o trabalho, mostrou-se a riqueza de abordagem literária que se encerra no interior de A bolsa amarela, seja a partir de Raquel ou a partir da análise do processo de busca de identidade pelo qual passa até sentir-se feliz consigo mesma. É uma história cujo final não é o já conhecido nos contos maravilhosos, “felizes para sempre”, mas fica aberto; há apenas a certeza de que a menina aprendeu a conviver com as vontades e amadureceu como pessoa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário