sábado, 27 de maio de 2017

PROTEÇÃO AO EMPREGO



            De acordo com o gráfico apresentado para aporte, em um mês,  mais de cem mil trabalhadores brasileiros perderam seu emprego,  o  que preocupa toda a sociedade! Numa crise econômica, ou mesmo fora dela nada angustia mais o trabalhador, o pai de família, do que a iminência da perda do emprego. Isso sem falar que o desemprego, ainda que em um setor apenas, adquire um efeito dominó, que leva à desaceleração da economia.
            Por causa disso, foi criado pelo governo federal um programa denominado Programa de Proteção ao Emprego- PPE-  com medidas que visam manter o emprego de milhares de trabalhadores. A diminuição proporcional dos rendimentos ocasionada pela redução da jornada em até 30% será uma das medidas tomadas para aumentar o número de vagas. A complementação da renda se efetuará  com recursos  do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT. A expectativa é de amparar cinquenta mil trabalhadores. Além de proteger o emprego, o programa tem como objetivo economizar, uma vez que o pagamento do seguro-desemprego, a tantos, seria muito maior que o valor empregado nas medidas de conservação do emprego. As empresas que aderiram ao programa devem seguir determinações e um prazo estipulado pelo governo.
            A permanência desses empregos traz benefícios a todo o país, lembrando o efeito dominó, além de manter certo clima de tranquilidade. Considera-se uma medida importante, uma vez que ter um  trabalho para a sobrevivência da família é uma das prerrogativas mais importante para o ser humano. Além disso, os recursos utilizados serão de um Fundo criado para atender o trabalhador. Com essa medida o Governo espera que as empresas continuem  operando, o que é essencial para a economia.
           Ressalta-se que não há registros de tentativas semelhantes, ao que se sabe nunca foi tentado antes, portanto, não se tem nenhuma experiência relacionadas a essas medidas,  nem se as empresas coseguirão manter os empregos, apesar da crise.

Lécia Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário