segunda-feira, 10 de julho de 2017

O Whats App e a privacidade

O Whats App hoje é um aplicativo que por suas características está sendo amplamente usado na comunicação por todas as pessoas. É gratuito, já que embutido, prático e pretensamente de confiança. As pessoas comuns que utilizam o zap como é mais conhecido, creem realmente nisso e muitas vezes compartilham confidências acreditando nessa discrição. Porém, o aplicativo é como já foi citado, largamente utilizado pelas suas facilidades e justamente por isso fácil de ser violado, revelando qualquer segredo. Se isso é constrangedor para os cidadãos comuns, é fácil imaginar o que pode ocorrer com assuntos relacionados a empresas, pessoas influentes, etc., que cometam a imprudência de compartilhar intimidades e assuntos importantes.  O usuário  do produto Whats App, em sua grande maioria , é leigo, em se tratando de políticas de privacidade e uso, o que é facilmente comprovado diante dos inúmeros casos de violação de privacidade. Acredita-se que, sendo assim, fica a cargo dos criadores do aplicativo desenvolver funcionalidades de fácil entendimento e usabilidade para que o sistema  seja utilizado de forma adequada por seus consumidores.
            Considera-se de extrema necessidade que toda a política de privacidade e segurança da empresa, no que diz respeito ao aplicativo, seja revista afim de não causar impacto em nenhum dos lados, uma vez que o interesse maior, deve ser da empresa, para não perder usuários por motivo de decepção ou falta de confiança.
             Como citado anteriormente, o usuário na maioria das vezes é leigo, ou acha que não deve se preocupar, pois confia na  empresa. Isso os compromete  a fornecer um produto à altura dessa confiança. Recomenda-se que, ao rever  a política de uso e privacidade, busquem  uma abordagem melhor para a mesm,a e funcionalidades que compactuem com essa realidade.
            Acredita-se, ainda, que devido às características já citadas, principalmente a  praticidade e  com o aprimoramento da segurança o aplicativo deverá permanecer e usufruir da preferência de todos, sendo utilizado não apenas nas conversas informais, mas também na transmissão de informações em grandes negócios e por empresas de renome.
            Para isso é importante que  o aplicativo possua uma segurança capaz de proteger dados pessoais e informações, com funcionalidades que impeçam as ações de visualização e cópia por terceiros e não autorizados. O monitoramento em massa e o repasse de dados dos usuários a quem quer que seja, por mais alta que seja a compensação financeira, é inaceitável.


Lécia Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário