segunda-feira, 10 de julho de 2017

TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE SOLO



            O solo é,  em seu estado natural,  recoberto por uma camada de vegetação que fornece os nutrientes necessários  para a sua conservação e fertilidade. A retirada da cobertura vegetal e a consequente incidência direta da radiação solar sobre a sua superfície podem causar a destruição acelerada da matéria orgânica e dos microrganismos presentes no solo. O mau uso dele  pode ocasionar sérios danos ambientais e econômicos, transformando terras férteis em áreas improdutivas e agredindo seriamente o meio natural. O termo degradação do solo é amplo, mas basicamente diz respeito à destruição do solo.
            Um dos piores fenômenos para a degradação do solo é a erosão. Segundo os estudiosos ela se apresenta em diversas formas, mas seu feito de destruição é sempre o mesmo. Quando o solo é preparado para a agricultura, perde a  vegetação natural, ficando a descoberto. Com a ação dos ventos e das chuvas, a camada superior vai se deteriorando sendo arrastada pelas águas o que forma sulcos, o que em estágios mais avançados impossibilita a aração dos terrenos. Além disso, a terra arrastada pelas enxurradas polui os reservatórios e os cursos d’água colocando em risco a fauna aquática e a vida humana. Além dos prejuízos ao setor agropecuário, a erosão representa sérios riscos ao meio ambiente e aos setores de produção de energia elétrica e captação de água em função do assoreamento, poluição e eutrofização dos corpos hídricos.
            O que se sabe minimamente é que as plantações feitas acompanhando  o declive do terreno é um poderoso aliado na luta contra a erosão. Faixas de retenção, formação de terraços e cordões de contorno são outras formas de plantio em declive que evitam a força destruidora da erosão. A desertificação, o empobrecimento e a contaminação, também são exemplos de degradação do solo, causados pela ação humana. As práticas de manejo inadequadas, uso indiscriminado de agrotóxicos, queimadas e o desmatamento ocasionam todos esses estados.
            As ações a serem empregadas na recuperação dos solos devem ir além dos conceitos técnicos. Acredita-se que é necessário uma educação ambiental sistemática, capaz de  preparar as gerações futuras para o uso adequado do solo, no sentido de considerar as determinações dos técnicos e respeitando a fragilidade do solo.
            Dentre as técnicas estudadas, cita-se a rotação de culturas que pode diminuir o esgotamento do solo. Essa técnica baseia-se  na troca de culturas a cada plantio alterando as espécies  em uma mesma área.  Existe também o sistema integrado de lavoura, pecuária e floresta que agrega diferentes sistemas produtivos, buscando melhorar a fertilidade do solo com técnicas e sistemas de plantio otimizados. O cultivo itinerante ou rotação de culturas é um sistema tradicional, usado durante milênios e no mundo inteiro, sendo, portanto, o que deve ser mais utilizado.
Todas as informações para a elaboração desse texto foram obtidas após análise do estudo do texto referenciado abaixo. Outras informações tratam-se de senso-comum.

GRABOWSKI, Leila. Erosão do solo pela atividade agrícola. 2015. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário